O texto nos proporciona uma reflexão a cerca dos limites e possibilidades oferecidos pela tecnologia em educação, enfatizando que os efeitos produzidos poderão ser negativos ou positivos, dependendo do modo como o professor os utiliza.
Um ponto interessante que podemos perceber no texto é o paralelo traçado por Moran entre as inteligências desenvolvidas no ensino tradicional com as inteligências desenvolvidas com a introdução das novas tecnologias na educação, o qual se vale da teoria das "múltiplas inteligencias" para mostrar que no ensino tradicional basicamente, somente duas inteligências são exploradas, a do raciocínio lógico-matemático e a da linguística; enquanto que na educação mediada pelas novas tecnologias, explorar várias outras inteligências como a espacial, a musical, a cinestésico-corporal, a interpessoal. etc. Um bom exemplo apresentado no texto foi o uso da televisão e do vídeo, os quais possibilitam a exploração das inteligências espacial, musical e cinestésica; além das linguagem formal, falada ou escrita. No exemplo citado vemos que as várias inteligências se interligam, abrangendo a dimensão do sensível, do ritmo, do movimento e da própria linguagem.
Assim podemos concluir que a educação mediada pelo uso da novas tecnologias pode proporcioanr ao indivíduo um desenvolvimento integral, de modo que o mesmo possa utilizar-se dos recursos tecnológicos como meios para aquisição e aprofundamento de conhecimento, sem contudo, tornar-se dependente deste ou daquele recurso.
quarta-feira, 30 de junho de 2010
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